Confiança, um ingrediente Imprescindível  a uma  Liderança de Excelência!

Imagem

 

 

 

Esta semana instituímos aqui, na Sandra Félix Coaching, a SEMANA DA CONFIANÇA!
A Confiança é o ingrediente base que dará sustentabilidade a uma Liderança de Excelência. 
É essencial para qualquer decisão na nossa vida, por isso é fundamental tê-la fortalecida.
Quando há autoconfiança, é possível alcançar grandes resultados, e inspirar outras pessoas a agirem.

 

Mas afinal, o que é autoconfiança?
Consiste na Confiança que temos em nós proprios, ter a convicção de que podemos implementar ações através das nossas competência e isto não deve ser confundido com autossuficiência (alguém que acredita que, sozinho, pode fazer qualquer coisa)
A boa notícia é que qualquer líder pode desenvolver a sua autoconfiança, garantindo que assume um posicionamento ainda mais consistente dentro da empresa. Dessa forma, transmite segurança à sua equipa, mesmo em momentos menos bons.

Qual a importância da autoconfiança para o líder?
Imagine alguém que não confia em si mesmo, como é que poderá  assumir uma posição de protagonismo dentro da empresa? Se alguém não está convicto do seu próprio potencial, como é que  as pessoas à sua volta poderão confiar nessa pessoa? No líder, a autoconfiança é crucial!
Alguém com firmeza, pode ser beneficiado em três principais níveis:

  1. Pessoal — elimina o excesso de ansiedade, pois acredita que os resultados adequados virão, ainda que demorem. E mais, eleva o seu poder de concentração; 
  2. Profissional — costuma ser muito mais bem-sucedido, pois não tem     

medo de ser protagonista e apontar o caminho a ser seguido por todos;

  1. Empresarial — contribui para a estruturação de negócios sólidos, pois transmite clareza para todos os outros profissionais que compõem a empresa.

Sendo assim, é possível afirmar que esta característica é importante para trilhar uma carreira de sucesso, conduzir outros profissionais à ação e garantir a solidez dos empreendimentos.
Um líder confiante transmite coragem, por outro lado um líder pouco confiante  transmite medo e insegurança.
Princípios para ter uma boa a autoconfiança?
Como já referi, a autoconfiança pode ser desenvolvida, ainda que alguém possa sentir-se inseguro, no início. Na realidade, a maior parte das competências de Liderança podem ser melhoradas ao longo da vida. Veja como:

  • Um passo de cada vez — Comece por realizar pequenas ações, com convicção
  • Ter Disciplina — capacidade de gerir bem o dia a dia, equilibrando as diversas atividades e entregar resultados. Faça disto um hábito.
  • Errar é parte do processo — o erro faz parte da aprendizagem, e é uma das formas mais eficazes para aprender,  não tenha medo, os melhores também erram.
  • Seja bom no que realmente importa — algumas pessoas tentam ser as melhores em tudo, mas você só precisa ser o melhor no que realmente importa. Defina o que é o mais importante, depois aperfeiçoe-se verdadeiramente nisso.

Agora é só colocar em prática!
Se não possui autoconfiança ou quer desenvolvê-la ainda mais, aproveite o Workshop “Confiança para Liderar”, onde poderá adquirir poderosas técnicas para elevar a sua Confiança para outro nível. 
Envie as suas principais dúvidas ou experiências sobre o assunto. responderei a todas!
Até já!

 
 

 

Saiba como melhorar a sua Autoconfiança – “5 Técnicas infalíveis para se tornar  mais Auto-confiante”  É gratuito!