A minha equipa está desmotivada. O que fazer?

Imagem

 

 

 

Muitas vezes a desmotivação da equipa, prende-se com comportamentos e escolhas do líder, que se reflectem depois na performance dos liderados. Construir uma equipa de alta performance é muito mais do que reunir funcionários competentes e com bons currículos. É necessário estruturar o trabalho e orientá-los com vista a apresentar bons resultados para a empresa. Você que é líder poderá estar a pensar: ok, até aí já cheguei, mas o que fazer quando a equipa está desmotivada?
Existirão sempre ciclos, haverá alturas em que a equipa está motivada e existirão outros momentos em que a desmotivação impera. Até porque, como nos diz Zig Ziglair: As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente.
Ao longo do meu percurso como coordenadora comercial, testei diversas técnicas de motivação de equipas, algumas com êxito, outras nem tanto. Entre as que maior impacto motivacional causaram, escolhi 6 delas para que possa implementar na sua equipa e obter resultados transformadores:
 
1. Comunique com Clareza
Um dos principais problemas na produtividade tem a ver com a ineficácia na Comunicação organizacional. A desmotivação da equipa pode estar na falta de clareza sobre o trabalho que deve ser desenvolvido. Se as pessoas não sabem exatamente o que devem fazer no dia a dia e qual é a função do seu trabalho para os objetivos globais da empresa elas tendem a ficar extremamente frustradas. Uma comunicação clara e eficaz no mundo organizacional pode ser entendida como aquela que transforma e muda a atitude das pessoas. Se a comunicação apenas mudar as suas ideias, mas não provocar nenhuma atitude, então não foi atingido o objetivo. Mantenha uma comunicação objetiva e constante. Use os mecanismos de comunicação interna (memorandos, e-mails, intranet e sms), não descurando uma conversa cara a cara e pratique a escuta ativa: ouça ativamente as dificuldades dos elementos da sua equipa e foque-se nas soluções.
2. Envolva a equipa na tomada de decisões
Diga-me eu esquecerei, ensine-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei. – Benjamin Franklin.
Quando a equipa é envolvida no processo de tomada de decisões você aumenta a responsabilidade, o que estimula um papel mais ativo de cada membro. Apresente cenários aos colaboradores e procure saber qual a opinião de cada um em relação ao projecto como um todo. Ao fazer isto,estará a criar um ambiente de gestão participativa, onde a equipa possui parte do poder de decisão.
Porém, lembre-se que “gestão participativa” não é o mesmo que co-gestão. A responsabilidade final sobre cada uma das decisões recai sempre no gestor de projectos.
 
3. Recompense o bom Trabalho
A equipa pode estar desmotivada porque os membros acreditam que não serão recompensados pelo excelente trabalho. Neste cenário, é indiferente para o colaborador apresentar, ou não, um bom desempenho. Isto é péssimo para a organização, pois inibe a inovação e o esforço da equipa para que consiga resultados de alta performance. Uma forma de resolver esta situação é recompensar sempre o trabalho que seja acima da média, que poderá ser um Bônus em dinheiro ao alcançar certas metas, dias de folga ou até mesmo prémios, como viagens ou aparelhos eletrónicos, são maneiras de gratificar os funcionários (ou toda a equipe em certos casos). Outra recompensa, bastante subestimada nas empresas, é um simples elogio público para um colaborador (acredite faz milagres).
 
4. Conheça os Colaboradores
Um bom líder preocupa-se em conhecer os colaboradores. Saber o que move e o que importa a cada funcionário é essencial para que sejam planeadas ações de Motivação eficazes. O que pode ser atrativo para uma pessoa, pode não ser para a outra. Isto servirá de base para que o líder possa identificar a possibilidade de criar uma bonificação para toda a equipa ou se é mais interessante designar desafios individuais. As ações deverão ser desenhadas de acordo com o perfil de cada membro da equipa e da própria equipa como um todo.

 

5. Dê feedbacks construtivos
Os feedbacks são muito importantes para que o profissional saiba se está no rumo certo, para que sejam apontados os bons resultados e o que precisa ser melhorado. É importante que esse feedback seja periódico e construtivo. Quando forem mencionados os aspectos a melhorar, de seguida deve dar-se sugestões de melhoria, e terminar com um incentivo.
O líder deve orientar o seu liderado para que ele se desenvolva e, assim, tornar-se mais produtivo. Cabe ao líder mostrar o melhor caminho a ser seguido na empresa para que o profissional tenha sucesso na mesma.

6. Aposte na Formação dos Colaboradores
Uma excelente maneira de motivar sua equipe é tirá-la da zona de conforto, apresentando conhecimentos, técnicas e ideias que sejam diferentes das aplicadas no dia a dia. A Formação é muito eficiente porque traz para a sua empresa novos ares e metodologias diferentes das que seus funcionários estão habituados. As Ações de Formação podem ser internas, trazendo um formador  para dentro da empresa, ou externas, quando você envia um ou mais membros da sua equipa para um curso fora da organização. Seja qual for o método escolhido, estimule os funcionários a utilizar, no dia a dia, o que foi aprendido, este procedimento melhorará os processos de trabalho.                                                  
O líder precisa saber lidar com todas as nuances que afetam o dia a dia empresarial. Deve estar preparado para enfrentar conflitos, dificuldades comportamentais, desmotivação, e muito mais.
Para uma mais hábil e eficaz forma de atuação e tomada de decisões, é recomendável que faça Coaching Executivo e transforme-se num líder de alta Performance! 

Partilhe este artigo. Estas dicas poderão ajudar!

 

A autoconfiança é imprescindível para se tornar o líder da sua vida. Se ainda não tem as 5 Técnicas infalíveis para se tornar um Líder mais Auto-confiante . 

Quer comentar? Faça-o aqui