Como alcançar a Excelência Profissional e aumentar a sua Produtividade?

Ao tentarmos gerir prioridades nas nossas tarefas profissionais, muitas vezes cometemos erros de julgamento na avaliação dos nossos próprios critérios, acabando por despender demasiada energia e tempo com trabalhos relativamente irrelevantes, e paradoxalmente, trabalhamos menos em tarefas que mereceriam muito mais empenho e dedicação. De qualquer modo, é necessário estar atento para a qualidade e eficiência dos serviços que prestamos, quer para o cliente, quer para a empresa onde trabalhamos, de modo a que o desempenho seja extraordinário e a produtividade atinja níveis de excelência. Para que isso aconteça, existem 4 passos fundamentais:
1º – Defina Prioridades. Todos temos tarefas prioritárias, bem como obrigações secundárias. Enumerar as prioridades é uma necessidade, que irá ajudá-lo a concentrar-se nas tarefas que devem ser concluídas prioritariamente. As obrigações devem ser executadas, evitando saltar etapas para que não haja surpresas desagradáveis à posteriori. Deixar para depois um trabalho de grande importância, cujo prazo é relativamente apertado, apenas porque o cliente até é “bonzinho” e não reclama, ou porque você não se sente inspirado naquele momento, pode ter graves consequências mais tarde. Como por exemplo, ser obrigado a realizar um laborioso e complexo trabalho, num curto período de tempo ou até a possível perda do cliente. Ter as suas prioridades muito bem definidas é fundamental para conseguir ter sucesso em qualquer projecto que empreenda.

2º – Elimine distrações. Usar as redes sociais no local de trabalho é uma das maiores razões para a falta de produtividade.  Não há problema nenhum utilizá-las em caso de não existir nada para fazer, no entanto convém limitar a sua utilização no local de trabalho até cinco minutos, no máximo. Será sempre conveniente usar as redes sociais somente durante as pausas, exceptuando quando o seu uso é necessário para a atividade profissional.

3º – Afaste-se do Síndrome de Burnout. Este síndrome, que consiste basicamente num esgotamento profissional, ocorre quando um indivíduo para além de trabalhar demais, não delega tarefas e funções, tenta fazer tudo sozinho – “carrega o mundo nas costas” – vai a reuniões, assiste conferências online, elabora projetos, relatórios, leva trabalho para casa, responde aos e-mails dos clientes e dos investidores, desenvolve layouts durante a hora de almoço, elabora gráficos, folhas de excel, propostas, pesquisas de mercado, trabalha para além do horário de saída, trabalha nos fins de etc, etc. Este ritmo, só é possível mantê-lo apenas por um determinado período de tempo, surgirá um dia em que entrará em colapso inevitavelmente. É necessário (eu diria imprescindível) que seja desenvolvido nas empresas, o hábito de trabalhar em equipa e que as posições superiores na hierarquia  da empresa aprendam a delegar funções. Um único indivíduo não consegue ter o mesmo nível de produtividade que o de uma equipa. Para além de ser extraordinariamente debilitante para o profissional que desenvolve este comportamento nocivo, a empresa também sai prejudicada, pois o profissional  que adota o estilo de trabalho individualista e centralizador, dificilmente partilha informações sobre os projetos nos quais está envolvido, assim quando estas  informações são necessárias nunca estão à disposição de quem precisa, o que pode muitas vezes comprometer a imagem da empresa perante o cliente.

4º – Minimize a procrastinação. Procrastinar, ou adiar tarefas, obrigações e afazeres, é muito comum no comportamento do ser humano, todos nós a temos, é por isso difícil eliminá-la por completo, mas é possível minimizá-la. Como? Criando o hábito de lutar constantemente contra esta tendência e para isso existe um pequeno exercício muito eficaz. Eu já testei este exercício em mim, e em vários clientes que eu atendo em sessões de coaching e funciona, acredite!  Trata-se da Regra dos 5 minutos:  só por 5 minutos, você dará tudo de si, na tarefa mais imediata que tem a executar. Se o trabalho fluir e você até está a sentir-se inspirado em continuar,  continue por mais cinco minutos. E depois, por mais cinco minutos. Ficará surpreendido como esta estratégia funciona, e quanto produtivo você pode ficar, ao aplicá-la!
Evidentemente, todos temos muito a melhorar, no que diz respeito à Produtividade. A vida profissional é uma constante aprendizagem que nunca acaba, tenha em mente que produtividade sem qualidade não tem qualquer valor. Faça a diferença, seja o melhor profissional, trabalhe com empenho, dedicação, compromisso e de forma equilibrada com as restantes áreas da sua vida. Não importa qual é o trabalho que desempenha, seja ele qual for, procure sempre a excelência profissional!

Se gostou deste artigo, partilhe! 
Envie-nos as suas questões, enviando um mail para coach@coachingsandrafelix.com  

Se ainda não tem as  5 Técnicas Infalíveis para ser mais Auto-confiante! Receba Gratuitamente Aqui.

Quer comentar? Faça-o aqui