Você errou?… Parabéns!

As pessoas com mais sucesso são as que mais erram, por outro lado, as que não se permitem errar não se arriscam o suficiente para descobrir algo e tendem a não sair do mesmo lugar.
Ao aprender a lidar com os erros, aceitar que estes acontecem porque você está a fazer coisas novas e diferentes, é o 1º passo para a construção de uma forte autoestima e consequentemente estará no bom caminho para tornar-se numa pessoa bem  sucedida. A atitude deverá ser a de tratar os erros e fracassos como oportunidades para aprender a crescer. Os erros são apenas resultados que não tiveram sucesso. São resultados que não nos servem, não devendo ser rotulados como sendo bons ou maus. Existe sempre uma aprendizagem após o resultado que não nos serve, e devemos partir dela para voltar a tentar mais uma vez, mais dez, mais trinta, cinquenta vezes ou as vezes que forem precisas até obtermos o resultado que nos serve. Aqui entra também a atitude de resiliência, outra característica comum às pessoas de sucesso, mas falaremos dela num outro artigo.
Cada vez que obtém o resultado que não lhe serve, obteve mais preparação e aprendizagem, o que o torna mais bem preparado para a próxima oportunidade. Tal como Thomas Edison (o inventor da lâmpada) respondeu quando lhe perguntaram como se sentia após ter falhado 99 vezes até chegar à lâmpada elétrica: “eu não falhei 99 vezes, eu aprendi 99 maneiras de não fazer uma lâmpada”.
O resultado é sempre um oportunidade para aprender mais, na  procura dos seus objetivos.
Transpondo este tema para a realidade empresarial, é certo que as organizações desejam que os seus colaboradores apresentem um bom desemprenho, sejam proactivos e tenham ideias inovadoras de modo a alanvacarem o negócio. Mas para que isto aconteça é necessário que os líderes das empresas  tenham a consciência de que para uma boa performance e uma melhor entrega, o colaborador necessita de espaço para errar. Isso mesmo, pois o erro faz parte da aprendizagem e só erra quem tenta fazer algo, quem sai da zona de conforto. Não quero com isto dizer que todos os profissionais podem ou devem começar a agir sem pensar nas consequências – nada disso! Devem sim, treinar as suas mentes para uma atitude confiante, responsável e transformadora. Cabe portanto ao líder e ao liderado assumirem diferentes atitudes de modo a incentivarem-se mutuamente com vista ao sucesso da organização e simultaneamente tornando-se melhores pessoas e realizadas nas suas carreiras profissionais. Vamos então conhecer 3 atitudes de sucesso para lidar com o erro:

1.Seja Audaz! “A sorte protege os audazes”, já dizia Alexandre, o grande. Só erra quem tenta e quem o faz está a agir, exercitando o seu potencial e recusando o conformismo. Ou seja, não é o tipo de profissional que cumpre apenas as atividades em “piloto automático”, mas aquele que sente que é capaz de ir além do que lhe é solicitado.

2. Aja fora da Caixa! A liberdade para ir além é sempre um estímulo, um desafio para muitos profissionais cujo potencial se destaca. Claro que é necessário o apoio da Liderança e da organização para avançar com determinadas ideias ou projetos, mas quando este tipo de profissional se depara como um novo desafio, normalmente sente-se motivado para permanecer na empresa, o que faz diminuir a rotatividade na empresa e aumentar a produtividade.

3. Abertura ao Novo! Quando se dá abertura para que os profissionais tenham novas experiências, obviamente o erro pode ou não surgir no decorrer no caminho. E nessa trajetória, aparecem ideias novas, que podem ser somadas, condensadas e/ou associadas a outras sugestões de outros profissionais (brain storming) até mesmo já instituídas nos processos de gestão. Quando isso ocorre, as melhorias tendem a fluir no ambiente de trabalho, e quase sempre a surpreender, com a capacidade criativa e inovadora que um profissional devidamente motivado pode oferecer à empresa onde trabalha e consequentemente ao mercado.Veja-se o exemplo da Google, ou do Facebook.

Se gostou deste artigo, partilhe!
Envie-nos as suas questões, enviando um mail para coach@coachingsandrafelix.com  

Se ainda não tem as  5 Técnicas Infalíveis para ser mais Auto-confiante! Receba Gratuitamente Aqui.