Quais são então, as 5 competência que distinguem um Líder Eficaz?
1.Proporcionar sensação de Segurança e possuir um forte sentido de ética
Estes atributos ao caminharem juntos, permite ter um compromisso com o que é justo, tendo sempre a preocupação de comunicar de uma forma clara e objetiva as expectativas aos colaboradores, bem como criar um ambiente onde as pessoas possam descontrair.
2.Capacitar os outros para que se auto-organizem
Trata-se de definir metas e objetivos com “diretrizes/direção soltas”, O facto de os colaboradores
serem conduzidos de forma clara e objetiva e poderem organizar o seu próprio tempo e trabalho,
ajuda-os as sentirem-se mais capacitados e com mais autoconfiança. Estudos demonstram que as equipas capacitadas pelo líder e com margem de manobra são mais produtivas e pró-ativas. Os líderes precisam de “superar o medo de perder o poder” e permitir que outros assumam responsabilidade e
cometam os próprios erros.
3.Promover um sentimento de ligação e pertença
Ter uma comunicação aberta e com frequência para com o grupo, criando “sensação de sucesso e de
errar em conjunto” são identificadas como qualidades importantes que um líder deve ter.
Sunnie Giles observa que “assim que nos sentimos seguros (sensação que está registada no cérebro reptiliano), também temos de nos sentir cuidados (o que ativa o cérebro límbico) de modo a libertarmos o potencial do córtex pré-frontal”. O relacionamento positivo no local de trabalho melhora a produtividade e o bem-estar emocional.
4.Estar recetivo a novas ideias e incentivar a aprendizagem
Incentivar a aprendizagem e estar aberto a novas ideias é fundamental! O líder eficaz fomenta a sua própria aprendizagem e está predisposto à mudança. Deverá ser responsável pela criação de um bom ambiente, em que o erro é permitido, incentivando os colaboradores a assumirem riscos, de modo a sentirem-se confiantes para apresentar ideias e a desenvolverem o espírito de iniciativa.
5.Incrementar o crescimento
Os líderes eficazes apostam na formação contínua das suas equipas. Quando existe um compromisso com o crescimento dos colaboradores, a motivação que é potenciada faz com estes expressem a sua gratidão e lealdade através dos seu empenho e dedicação ao trabalho. Este empenho e dedicação torna-se também necessário para ajudar os colaboradores a trabalharem para serem, eles próprios líderes.
Um líder é aquele que inspira e influencia e não aquele que manda. Apoie a sua equipa, desafie-a a criar os seus projectos e defenda-a, o retorno é exponencial!
Baseado num artigo de Emma Luxton, content producer na Formative Content, para a Global Agenda, Fórum Económico Mundial. In:www.weforum.org