O Bichinho do Empreendedorismo…

Quando se é empreendedor, manter o foco é um grande desafio. Há, no entanto dois ingredientes fundamentais que ajudam, e muito, a manter o foco. a Paixão pelo que fazemos, e termos consciência da importância do nosso projecto para o Mundo.
No desporto e no meio empresarial, o mais desafiante não é alcançar o topo, mas sim manter-se lá.
Existem algumas dicas, para quem empreende que são fundamentais para que o projecto tenha Sucesso:
1 – Invista em Conhecimento e Autoconhecimento.
Conhecimento é Poder! Leia mais livros, assista a palestras, faça Formações de Desenvolvimento Pessoal, Formações da área do seu Negócio. Estude biografias de autores inspiradores.
A internet é uma ferramenta extraordinária de conhecimento gratuito, o YouTube, por exemplo, oferece-lhe a oportunidade de assistir a milhares de vídeos com palestras de grandes génios do empreendedorismo.
2 – Quem são as pessoas com quem mais convive?
Olhe para os seus amigos. Quem está à sua voltar? Lembra-se daquela frase: “Diga-me com quem andas e dir-te-ei quem és”. “Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”. O que é que isso significa? Se está rodeado de perdedores, de pessoas negativas, que só reclamam, que só se focam nos problemas em vez das soluções … Adivinhe o que acontecerá?
Trata-se de um difícil exercício de autoconhecimento. No entanto deverá pensar em arranjar  novos amigos. Aproxime-se dos vencedores. Precisamos de estar perto das pessoas que nos o impulsionem para cima, que nos ensinem coisas novas, que nos permitam aprender novas competências e nos inspirem a pensar sob uma outra perspectiva.
3 – Mantenha-se Atualizado.
Saiba o que o mundo está a consumir. Quais são as tendências de mercado das start-ups e quais os produtos que estão a ter sucesso nos Estados Unidos e na Europa.  De repente isso pode proporcionar-lhe uma oportunidade de negócio ainda por explorar.
4 – Seja Disruptivo.
Lembre-se, é necessário que o empreendedor seja disruptivo na maneira de pensar e agir. Precisa de estar um passo à frente, melhor atualizado que os concorrentes, mais rápido, com mais conhecimento, mais atento às tecnologias, às ferramentas de marketing e venda, por exemplo, e compreender o que os grandes pensadores estão a criar no mundo. O conhecimento é o combustível do empreendedor. Conhecimento é ouro e aquele que o detém domina o mundo!
5 – Confie nos seus Sonhos.
Esta dica é a mais simples e a mais importante para o empreendedor.
“O sonho comanda a vida” já dizia o poeta. Sem Sonho não há empreendedorismo. Muitos empreendedores desistem dos seus projetos por palavras de desencorajamento e influências negativas externas, provenientes de amigos, familiares e profissionais da área a que estamos sujeitos a todo momento. Por vezes os nossos amigos, a nossa família, desencoraja-nos com a melhor das intenções, com um intuito protector. No entanto há que ter um bom auto-conhecimento, auto-confiança para saber gerir as emoções e avançar para aquilo que nos fará mais felizes e realizados.

A Confiança é o ingrediente essencial para qualquer empreendedor de Sucesso.Conheça as 5 Técnicas infalíveis para desenvolver a Autoconfiança! É Gratuito. Clique aqui.

Falando de Empreendedorismo, não perca o Café Com… Sandra Neves
AQUI

Quer comentar? Faça-o aqui