Qual o primeiro passo para uma Liderança Eficaz?

Imagem

Liderança é sobretudo um processo de influência. É levar as pessoas a compreenderem e a concordarem sobre o que fazer e como fazer, é facilitar esforços individuais e coletivos de modo a alcançar objetivos comuns.
Um bom líder consegue impactar crenças, atitudes e comportamentos dos seus seguidores. É capaz de potencializar, capacitar, energizar e desafiar-se a si mesmo e aos outros.
Qualquer um de nós pode tornar-se num bom líder, mas isso significa, obrigatoriamente, desenvolver a autoconfiança, desafiar crenças limitantes, sair da zona de conforto, assumir a responsabilidade pelos resultados, suprimir o julgamento e ter a humildade de abrir a sua mente à aprendizagem.
Para atingirmos as nossas aspirações, superarmos os nossos desafios e desenvolvermos o nosso melhor, é necessário assumir a responsabilidade sobre a nossa vida. Claro que não podemos controlar 99% do que nos rodeia, mas o poder da escolha, esse temos sempre. Podemos sempre escolher qual a atitude a tomar perante os acontecimentos, assumir a responsabilidade sobre a nossa vida significa ter consciência sobre esse poder – e utilizá-lo!
O primeiro passo é confiar em si próprio. Ninguém se sentirá inspirado por alguém que não aposta em si mesmo. Ninguém acreditará em alguém que não acredita em si. A primeira pessoa a investir e acreditar deve ser você. À confiança em si próprio, damos o nome de autoconfiança.
Autoconfiança é muito mais do que simplesmente acreditarmos que somos capazes: é ter a convicção segura de que de que podemos agir sobre as circunstâncias e, muitas vezes, torná-las nossas aliadas. É ter a profunda convicção de que a escolha final é sempre nossa, e que podemos fazê-la de modo a que nos beneficie.
A autoconfiança surge quando aprendemos a lidar com os nossos medos. Para identificá-los, é necessário perceber como é que se manifestam e como é que os alimentamos. Depois, é agir apesar do medo. Somente a ação pode nos libertar do medo. E para agir, precisamos assumir a responsabilidade sobre nossas vidas. Ao  termos consciência dos nossos medos e ter presente que eles existem e servem para nos alertar e responsabilizar, cada vez que entramos em ação e nos desafiamos, os medos vão-se minimizando, e aí a autoconfiança ganha espaço. A autoconfiança vai ganhando espaço na proporção direta da nossa entrada em ação. Quanto mais nos desafiamos, mais alargada vai-se tornando a nossa zona de conforto e consequentemente a autoconfiança. Por isso é hora de praticar novos hábitos!
Declare guerra à procrastinação, pratique o hábito da iniciativa a todo o momento, e incentive as pessoas que o rodeiam a praticar também. Se praticar o hábito da iniciativa – passo fundamental para a liderança pessoal – e incentivar as pessoas a praticá-lo, você será um líder. Diga o que pensa, e faça o que diz – isto mostra que os seus pensamentos, discursos e ações estão alinhados. Seja consistente, habitue-se a adotar um comportamento de líder sempre, e não apenas quando for conveniente.
Experiencie os seus valores – isso demonstra a sua força e o seu poder interior.
Transmita convicção – as pessoas sentem-se inspiradas quando percebem que o líder realmente acredita no que diz e no que faz.
​ 
Para ser um líder confiante, invista no seu próprio desenvolvimento e evolução.
A sua vida é a sua mensagem para o mundo, garanta que ela seja inspiradora.
Que tipo de mensagem você quer passar para o mundo?


Se gostou deste artigo, partilhe! ​

Temos um presente para si! 
A autoconfiança é imprescindível para se tornar o líder da sua vida. Se ainda não tem as 5 Técnicas infalíveis para se tornar mais Auto-confiante. Clique aqui.
 

    ​A sua opinião é muito importante. Partilhe e diga-nos o que achou do artigo.