Como  tornar-se num Vendedor de Alta Performance?

Vendas, é considerada uma das áreas que mais dá emprego no mundo.
Vender é muito mais do que uma atividade, é uma competência que pode ser aprendida e é das mais requisitadas no mundo dos negócios. Ainda assim, nem todos conseguem aproveitar a oportunidade nesta área para se tornar um profissional de vendas de alta performance, e com isso estar mais preparado para assumir grandes desafios do mundo dos negócios.
Para aqueles que desejam tornar-se Vendedores de Alta Performance, reuni 10 dicas que poderão ser muito úteis:

  1. Assuma a sua identidade. o primeiro ponto para o sucesso em vendas é assumir a identidade de “vendedor”. Sim, você é vendedor e o seu objetivo é vender. Independentemente do nome do seu cargo (consultor, agente, comercial) você é um vendedor. Só não confunda assertividade com agressividade. Tem objetivos para cumprir e deverá focar-se neles, mas sem nunca esquecer que está a lidar com pessoas, e como tal, as pessoas devem ser tratadas como pessoas.
  2. Atrás de um cliente existe uma pessoa. É importante perceber que por trás de cada contato existe mais que uma oportunidade de vendas, existe uma pessoa com características próprias, sonhos e aspirações e existe um problema para ser resolvido. É preciso compreender pessoas, os diferentes perfis e agir de acordo com cada um deles. A ideia não é tratar os outros como você gostaria de ser tratado, mas tratar os outros como eles gostariam de ser tratados. Para isso, é preciso sensibilidade para seja gerada a confiança necessária para que as perguntas certas sejam feitas. As boas perguntas irão proporcionar  boas respostas, o que é de extrema importância para que o vendedor possa adquirir informação importante na geração de valor para o cliente.
  3. Valor é o que o cliente percebe. O vendedor pode argumentar que um determinado benefício de um produto é excelente, mas o cliente não o entender como tal. Por exemplo, há um excelente apartamento, mesmo no centro de Lisboa, bom preço, perto de zonas comerciais, transportes, etc, no entanto o cliente odeia o movimento de cidade, prefere locais mais calmos e recatados, portanto para ele, não reconhece como sendo um valor, uma mais valia comprar um imóvel, ainda que a bom preço, no centro da cidade. Você só descobre valor se colocar em prática  a dica  2.
  4. Respeite a concorrência. Muitos vendedores acreditam que ganham pontos ao falar mal da concorrência. Respeitar os pontos fortes das outras empresas ou produtos no mercado, mostra que os conhece bem, a ponto de recomendar o que é melhor para aquele cliente. Conhecer as características e vantagens daqueles que competem consigo pelo bolso (e pelo coração) do cliente faz toda diferença se quiser tornar-se num especialista no seu segmento.
  5. Seja um especialista. Os clientes não querem vendedores, querem especialistas. O cliente quer alguém que reconheça a sua necessidade e o ajude a encontrar a melhor solução. O Cliente quer conselhos, quer alguém que resuma os benefícios do produto, tendo em conta o seu perfil. Os algoritmos presentes nos sites da internet podem até fazer um bom trabalho ao selecionar os  produtos de acordo com o perfil de navegação dos usuários, mas contar com a paciência e dedicação de alguém que vai além do que o cliente (acha que) quer é uma diferenciação. Os especialistas dão conselhos, conseguem oferecer o que o cliente precisa. Para isso, é necessário um bom conhecimento do mercado onde actua, da concorrência, dos perfis dos clientes que se interessam pelo que você vende e, claro, ser um bom conhecedor do seu produto (detalhes, aplicações e implicações). Venda sem vender.
  6. O corpo fala. Entre no ritmo do cliente, esteja 100% presente para ele naquele momento. Observe os seus movimentos, espelhe-se nele, gerando empatia e “sintonia”, que faz parecer que são da mesma “tribo”. É importante reforçar que o tom da voz, a velocidade com que fala, os gestos, o sorriso, o movimento dos olhos, a postura, a maneira como está vestido, o cheiro que exala são de extrema importância.Tudo conta
  7. Foco é força. Os vendedores de alta performance sabem o que precisam vender, quanto precisam vender, quando, para quem e principalmente como. Ter clareza da sua meta e como alcançá-la é fundamental para que possa sentir-se motivado, concentrado e determinado a chegar lá. Mergulhe fundo nos seus indicadores de vendas (faturação, volume, positividade, atendimento, prospeção, etc) e trace a sua própria estratégia para que todos estes indicadores estejam operacionais. A combinação destes indicadores é vital para alta performance em vendas. Identifique à sua volta, quem são as pessoas que são experts alcançar as metas e aprenda com eles. Se alguém consegue, você também consegue.
  8. Antes, durante e depois. o processo de vendas tem a preparação, a venda em si e o que acontece depois da venda. É necessário planear. Planeie o seu dia para vender. Dedique-se ao “cara a cara” com o cliente, tornando cada interação especial. É necessário que se  preocupe com o que vai acontecer depois de estar perto do cliente: ficará o cliente realmente satisfeito com o produto? Terá sucesso com o produto? Terá economia com o produto? Vender muito não significa vender bem, mas vender bem significa vender sempre. É quase como uma espécie de “força do bem”. O cliente fica satisfeito, volta e/ou indica, por outro lado o vendedor fica satisfeito e cada vez mais motivado. É um ciclo virtuoso, que se transforma numa espiral crescente de prosperidade.
  9. Colabore. por mais que o trabalho no dia a dia de um vendedor seja solitário, existe uma equipa que sustenta todo o processo: logística, marketing, administração, etc, e para que uma venda ocorra e tenha sucesso, toda esta cadeia precisa funcionar e o vendedor faz parte dessa cadeia. Olhar para os lados, para a cima e para baixo dá ao vendedor a visão sistémica do processo, o que o “empodera” diante dos problemas que poderiam ser classificados como “isso não é comigo”.

10. Vender pode e deve ser divertido. Como em qualquer profissão, tudo se torna mais fácil quando nos traz prazer. Se gosta de pessoas, se gosta de fazer pessoas felizes, de encontrar soluções para os problemas alheios e além disso ganhar dinheiro alcançando metas, então as vendas são a área perfeita para si!
“Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida”. (Confúcio)
Atenção! Vender pode ser viciante. Às vezes demora para uma venda se concretizar, o produto não é dos melhores, a concorrência está a superar as expectativas, mas há sempre solução. O desafio do vendedor é criar conexão: entre a oferta e procura, entre a solução e problema, entre o produto e o cliente, entre a razão e a emoção. 

Em Alta Performance é fundamental desenvolver uma Boa Autoconfiança.
​Conheça 5 Técnicas infalíveis para desenvolver a Autoconfiança!  Clique aqui​É gratuito!