Qual o Segredo para ter uma Equipa de Sucesso?

Imagem

 

 

 


O trabalho em equipa é essencial para o crescimento da produtividade nas empresas. E para que esse trabalho em equipa seja bem sucedido existem alguns “ingredientes” fundamentais para que esse trabalho seja desempenhado com sucesso, contribuindo para uma Alta Produtividade:

 
1.Definição de Objetivos
É essencial que toda a equipa conheça bem o projeto, os objetivos a atingir, a estratégia, as tarefas e as responsabilidades de cada um. Todos os elementos da equipas têm de estar alinhados com o objetivo a alcançar.

 

2. Boa Comunicação
De que adianta ter um grupo de pessoas se elas não conseguem comunicar entre si e trabalhar em conjunto todas para o mesmo lado? Uma boa equipa de trabalho precisa de trocar ideias, problemas, informações e de tomar decisões com o conhecimento de todos. Saber ouvir o outro de uma forma ativa, ou seja , estar presente para o ouvir;  falar de uma forma clara e assertiva, e certificar-se de que a mensagem passou.

3.Empatia
Não é necessário que todos os membros de uma equipa de trabalho sejam os melhores amigos, mas proporcionar um ambiente de compreensão  e empatia, em que todos trabalham para um objetivo comum, resulta num aumento da produtividade. Saber aceitar a opinião do outro mesmo não estando de acordo, saber colocarmo-nos na posição do outro e tentar ver sob a sua perspectiva, mais uma vez saber ouvir, cria sem dúvida um extraordinário ambiente propício ao desenvolvimento de um bom trabalho de equipa, com resultados de excelência.

4. Diversidade
Uma equipa constituída por membros que pensam e agem de forma diferente oferecem resultados mais completos do que uma equipa com membros muito semelhantes. Com elementos de diferentes áreas de atuação, diferentes áreas de formação e experiência de vida, diferentes personalidades, consegumos  ter diferentes perspetivas e complementar umas pessoas com outras.

5. Liderança
Apesar de o trabalho em equipa ser por norma mais horizontal, é importante haver um líder que desbloqueie situações de impasse, ou de divergências. A equipa, necessite de ter um líder que relembre o porquê de estarem ali, e para onde estão a rumar, inspirando e influenciando sempre de uma forma positiva todos os membros da equipa. 

6. Avaliação
Ao longo e no final do processo, deve haver lugar a uma avaliação do trabalho desempenhado, em termos do processo de desenvolvimento e não só do resultado final. Isto permite a evolução do grupo, com a identificação dos erros e orientação para a sua resolução, e constitui uma oportunidade de crescimento do espírito de equipa. 

 

Saiba como melhorar a sua Autoconfiança – “5 Técnicas infalíveis para se tornar  mais Auto-confiante” . É gratuito!

​​Se gostou do artigo partilhe, poderá estar a ajudar alguém.

Quer comentar? Faça-o aqui