E que tal diversão no Trabalho?

Uma forte cultura organizacional aumenta a produtividade dos funcionários, para além de trazer um excelente retorno de investimento (ROI). Atualmente tem vindo a verificar-se nas empresas ditas de sucesso, uma mudança de comportamento, existindo uma maior preocupação com aquele que é o maior e melhor recurso de qualquer empresa – “o capital humano”. Estas empresas perceberam que para ter uma maior produtividade, os seus colaboradores precisam estar motivados, comprometidos e felizes.
Dar aos colaboradores uma maior autonomia nas suas funções, gerar mais interação e colaboração entre as pessoas, realizar eventos fora da empresa, criar diversão no trabalho são iniciativas que podem ajudar a combater a monotonia e a desmotivação, para além de modificar positivamente a cultura da empresa. As empresas ligadas à tecnologia foram pioneiras no que diz respeito à “diversão no trabalho”, pois descobriram que há muitas vantagens em ter uma cultura organizacional marcante e envolvente. Foram implementadas ideias, que na altura foram criticadas como sendo “pouco convencionais”, mas o que é certo é que funcionaram. O objetivo era melhorar o ambiente de trabalho e aprender mais sobre os colaboradores.
Uma das ideias implementadas que melhor funcionou foi a diversão no trabalho. A empresa de Recursos Humanos Bright HR, sedeada em Manchester, realizou recentemente um estudo sobre o impacto que a diversão no trabalho tem nos funcionários, na sua capacidade de realizar as suas tarefas, e no modo como se sentem em relação aos negócios para os quais trabalham. Esse impacto é verificado pelo menos em 3 grandes áreas:

1. Criatividade
Este estudo da Bright HR revelou um efeito positivo nos níveis de criatividade para aqueles que se divertiram no trabalho – e não apenas para os colaboradores ligados às atividades criativas.
O estudo sugere que a diversão regular no local de trabalho, causa níveis significativamente altos de criatividade para os funcionários, em especial para os que estão diretamente envolvidos nas atividade de diversão da empresa. O que por sua vez implica níveis elevados de  equilíbrio e bem estar psicológico.

2. Doença e ausência
As pessoas que se divertem no trabalho têm menos probabilidade de adoecerem. Há uma significativa redução nas baixas por doença. O estudo da Bright HR, realizado no Reino Unido, descobriu que 58% das pessoas que não se divertiram no trabalho tiveram 11 ou mais dias de faltas no último ano. Por outro lado, 62% das pessoas com assiduidade no tabalho tinham tido momentos de diversão no trabalho, nos últimos três meses.

3. Stress
O Stress é hoje uma das principais causas de baixa por doença no Reino Unido. O estudo da Bright HR revela ainda que existe uma forte interação entre os níveis de stress do funcionário e diversão no trabalho, e como isso afeta o bem estar psicológico e físico do funcionário. Aqueles que tiveram algum divertimento no escritório relataram níveis mais altos de tranquilidade e equilíbrio psicológico, contrastando com os funcionários que estiveram sob pressão e stress do dia a dia, sem momentos de diversão.
Longe vai o tempo em que se acreditava que era num ambiente austero e sério que se produzia e se trabalhava com eficiência. Hoje a neurociência comprova também que o cérebro aprende e cria muito melhor em ambientes divertidos e descontraídos. Temos exemplos deste tipo de ambientes em empresas de sucesso como a Google, Facebook, Irish North America, a empresa portuguesa Blip, a brasileira Midia Digital, entre outras. 

Saiba como melhorar a sua Autoconfiança – “5 Técnicas infalíveis para se tornar  mais Auto-confiante” Clique aqui. É gratuito!

Se gostou do artigo partilhe, poderá estar a ajudar alguém.