A sua Comunicação é Assertiva?

Há umas semanas atrás, estive a dar uma Ação de Formação a equipas de Liderança no Grupo Gerónimo Martins, sob o tema “Comunicação Assertiva – Relacionamento Interpessoal”, foi uma experiência muito enriquecedora, e que me inspirou a escrever este artigo. A Comunicação é um dos pilares mais importantes para o funcionamento eficaz numa empresa. Aliás, a comunicação é a base para qualquer relacionamento interpessoal funcionar de modo eficaz. Peter Drucker, o pai da Administração Moderna, afirma que “60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia na comunicação.” 
A comunicação assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso. E não é por acaso que esta competência demonstra o nível da sua inteligência social, ou seja, a sua habilidade para se relacionar com os outros, sabendo conquistar a colaboração das pessoas.
A comunicação assertiva, consiste em saber transmitir informações com clareza, dinâmica e respeito pelo outro. A Comunicação assertiva proporciona o diálogo entre as partes e uma maior interajuda.
No contexto empresarial, as falhas de comunicação são um dos principais factores responsáveis pela ineficácia dos processos e pelo impacto negativo na produtividade, o que tem como consequência o atraso no alcance de resultados, ou até mesmo o não aparecimento dos mesmos. Há portanto, uma forte responsabilidade por parte dos Líderes em transmitir a informação de forma assertiva aos seus liderados e fazer com que estes aprendam (pelo seu exemplo) a ter uma Comunicação Assertiva. Como é que isso se faz:
Como ter uma Comunicação Assertiva no Trabalho?
 
Clareza na Comunicação – Transmitir informações claras, objetivas e coerentes. O líder deve ter a preocupação de integrá-los na equipa, fazer com que se sintam parte integrante e importante do grupo, incentivá-los ao diálogo, a ter uma participação ativa nas decisões e no esclarecimento de dúvidas. Falar de forma clara, tanto presencial como através de outros os meios de comunicação (e-mail, telefone, intranet, internet).
Delegue com Assertividade – é importante que os líderes saibam qual é o nível de maturidade dos seus liderados e delegar as tarefas certas de acordo com cada perfil. É importante comunicar com detalhe, se por exemplo, a pessoa a quem está a dirigir a comunicação é nova nas funções.

Confirmação – Assegurar de que as pessoas a quem está a dirigir a sua comunicação, entenderam o que disse. Sempre que comunicar algo, certifique-se de que todos compreenderam a mensagem e pergunte se alguém tem dúvidas ou se quer colocar questões. Confirme se a sua comunicação foi compreendida.
Relacionamento positivo – Desenvolva um relacionamento interpessoal positivo com os seus profissionais, quer seja para falar, dar feedbacks ou para ouvi-los, haja sempre abertura mútua para uma conversa produtiva e amistosa. Lembre-se que não existe comunicação sem interação.

Comunicação Não verbal – A Comunicação não verbal, segundo, Albert Mehrabian, (estudioso sobre a linguagem corporal) representa mais de 55% da expressão humana.  Portanto, é necessário estar atento à postura, aos sinais faciais que os colaboradores demonstram, pois dizem muito sobre o seu estado emocional e pode ajudar a ter uma comunicação muito mais eficaz para com eles.

Crie Empatia – Saiba colocar-se no lugar do outro. O que o levou a fazer ou dizer determinada coisa. Não quer dizer que esteja de acordo, mas procure compreender as motivações que o levaram a ter determinada ação. Para compreender o outro, necessita de compreender-se a si, primeiro. É necessário ter um bom autoconhecimento e uma boa comunicação interna.
Avalie as várias personalidades dos seus colaboradores, para que possa ter um maior entendimento sobre as suas atitudes e as suas necessidades. Estabeleça conexão com as pessoas. Compreender os outros exige que você projete em si próprio tudo o que o outro possa estar a vivenciar.

​S​e gostou do artigo partilhe, poderá estar a ajudar alguém a melhorar as suas competências.

Saiba como melhorar a sua Autoconfiança – “5 Técnicas infalíveis para se tornar  mais Auto-confiante” Clique aqui. É gratuito! ​​

    Se quiser receber as ultimas novidades e a nossa newsletter, deixe aqui o seu nome e e-mail e receba ainda um presente inteiramente grátis!

Quer comentar? Faça-o aqui