Como dar Feed-back de forma simples e Eficaz?

​Dar feedback, é muitas vezes uma actividade desafiante. Muitos líderes, não se sentem muito à vontade quando chega a altura de dar feed-back. Há que criar empatia e saber comunicar de forma assertiva, sobretudo saber conversar e evitar ser tendencioso.
Uma das razões pelas quais o feed-back, é mal utilizado ou até evitado, prende-se com a “cultura do erro” que ainda se verifica em muitas empresas. Existe ainda a cultura de que alcançar um resultado diferente do esperado é altamente penalizado, quando deveria ser entendido como uma aprendizagem. Nenhum feed-back é negativo, ele dever ser dado e entendido numa forma construtiva, para que seja útil na construção do resultado que se quer atingir. Um feed-back é um retorno sobre uma ação, um comportamento, um resultado. Se por exemplo numa equipa de trabalho, determinadas ações, comportamentos ou resultados não corresponderam ao esperado, deverão ser indicados os aspectos a serem melhorados. O líder poderá por exemplo, perguntar à sua equipa: que ações poderão ser implementadas  para se conseguir o resultado X?

 

Três simples passos para dar feed-back  (método “sanduíche”):
1. Elogiar -referir algo positivo que a equipa fez (ou um         
    indívíduo);

2. Fazer sugestões de melhoria nalgum ou em vários       
    aspectos.

3. Incentivo – terminar a conversa com um reforço positivo.
   Em baixo deixo-vos um vídeo, em que refiro como uma       
   tribo na África do Sul, dá feed-back e um role play de feed-     back de líder para um elemento da sua equipa.

 

 

Saiba como melhorar a sua Autoconfiança – “5 Técnicas infalíveis para se tornar  mais Auto-confiante” Clique aqui. É gratuito!