SONHOS, OBJETIVOS, CÉREBRO. Qual a relação?

Faltam 3 meses para o final do ano. Ainda há tempo para transformar os Sonhos em Objetivos! Basta ter clareza sobre o que já foi feito e o que ainda falta fazer. O que queremos alcançar? Definir muito bem, o que realmente queremos atingir. Ajustá-lo se for caso disso. Sintetizando por tópicos, o objetivo tem de ter:

  • Detalhe positivo
  • Capacidade de ser medido (saber se atingiu ou não)
  • Data
  • Credibilidade (tem de acreditar verdadeiramente que consegue atingir)

Em alguns workshops que já realizei, tive a oportunidade de falar acerca de Objetivos e Sonhos, bem como a diferença entre cada um deles.

O que distingue um Sonho de um Objetivo?

Sonhar é fantástico! Os sonhos inspiram, dão-nos motivação para alcançar os nossos resultados. Mas para os concretizar necessitamos de objetivos.
Os sonhos inspiram, os objetivos mudam a nossa vida!
Os sonhos estão ao nível do pensamento, os objetivos precisam de ação.
Os sonhos podem viver para sempre (há pessoas que sonham toda a vida), não têm um “dead-line”. Os objetivos precisam de um limite de tempo para acontecer.
Os sonhos podem levar-nos a viajar para longe, com pensamentos em constante mudança, contando apenas com a imaginação. Os objetivos exigem trabalho, precisam de foco, têm de ser mensuráveis, específicos e com data para acontecerem.
É de extrema importância, que ao definir o objetivo, este seja seu, centrado em si. Por vezes, o insucesso de um objetivo prende-se com o facto de não ser seu.
Tive um cliente que não estava feliz na carreira que tinha escolhido. Tinha concluído o curso com brilhantes notas, estava a trabalhar numa empresa muito conceituada, na área Financeira, mas não se sentia realizado. No decurso do processo de coaching, veio a constatar que a carreira por onde tinha envergado, tinha sido um objetivo dos pais e não dele próprio. O seu objetivo era trabalhar na área das Artes.
É essencial que escreva os seus objetivos. Já reparou que tudo o que é importante está escrito, é registado? Quando vai contrair um empréstimo bancário, este é escrito. Quando realiza a compra de uma casa é feita uma escritura, trata-se de um documento escrito, certo? Um contrato de arrendamento? Um contrato de Trabalho? Se tudo o que é importante é escrito porque não escrever os objetivos da sua vida? O que pode ser mais importante que a sua vida?
Para o sucesso dos nossos objetivos, devemos escrevê-los diariamente, durante um período de 21 dias. Porquê 21 dias?
É importante conhecermos um órgão vital – O cérebro, que é um grande aliado na concretização das nossas escolhas!
Segundo a Neurociência 5% do nosso cérebro representa o Consciente e 95%  é representado pelo Inconsciente. Pela percentagem é fácil concluir qual o lado predominante. Como é que funciona esse lado? Que linguagem é que ele entende? Como nos pode ajudar na concretização dos objetivos?
Fazemos as nossas escolhas de mudança, de evolução, de aperfeiçoamento ao nível do consciente – por exemplo, ao ler este artigo, está ao nível do consciente.

Quanto ao inconsciente e de um modo muito simplificado, o inconsciente entende por Repetição, por Emoção (positiva ou negativa), por Imagens Visuais e aprende também de forma Lúdica. Aqui vamos centrar-nos na Repetição – escrevendo diariamente os objetivos durante 21 dias, é o tempo necessário que o Inconsciente leva para incorporar a novidade, de forma a tornar-se um hábito e por isso irá entendê-lo como real (sendo que esta parte do cérebro não distingue o real do fictício).Isto é fenomenal!

O Dr. Bruce Lipton, conceituado investigador americano na área da “Biologia da Perceção” defende que a mente inconsciente opera em 40 milhões de bits de dados por segundo, enquanto  que os processos mentais conscientes são de apenas 40 bits por segundo. Assim, a mente inconsciente é muito mais poderosa do que a mente consciente, e é a mente inconsciente que molda o modo como vivemos a nossa vida. Há também estudos que indicam que a maioria das nossas decisões, ações, emoções e comportamentos dependem de 95% da atividade do cérebro que está além de nossa consciência, o que significa que 95 – 99% da nossa vida vem da programação da nossa mente inconsciente.
Por isso, para concretizar os seus objetivo, há que ter clareza sobre o que quer alcançar, fazer um plano de Ações, identificar as competências que necessita de desenvolver e que irão ajudar na concretização dos resultados. Nesta Etapa, vale a pena referir, que é necessário adquirir conhecimento, colocar em prática e repetir essas práticas até que se torne um especialista. Conhecimento, prática e repetição, são os 3 ingredientes chave, para o alcance do seu Objetivo com Sucesso.

Confiança é algo imprescindível para o alcance de qualquer objetivo. Conheça 5 Técnicas infalíveis para desenvolver a Autoconfiança!  Clique aqui​É gratuito!