Algumas pessoas já tentaram antes e desiludiram-se, outras nem sequer tentaram porque deixaram que o medo “liderasse” e optarm apela inação, ou sentem falta de apoio das pessoas que as rodeiam, ou ainda não se sentem suficientemente confiantes para conseguir, ou perderam aquela energia, etc, etc…
O que Fazer?
Ao longo da minha experiência de vida e depois como Coach, sempre me interroguei porquê que algumas pessoas conseguem alcançar o que pretendem e outras não? Estudei, pesquisei, e fui aplicando algumas técnicas em mim e nos meus clientes, acabando por reunir 6 passos que considero serem verdadeiramente impulsionadores para conseguir obter os resultados que pretendemos:
1.CLAREZA– Ter muito claro qual o objetivo que quero alcançar. Dar-lhe detalhe, cor, intensidade. O ideal será criar uma imagem mental do nosso objetivo como se fosse uma tela de cinema. Deverá escrever o objetivo o mais específico possível, ou até se preferir desenhá-lo.
2.PRAZO- O objetivo deverá ter um prazo para acontecer, caso contrário, é apenas um Sonho. Sonhar é importante, tal como o poeta diz “o Sonho comanda a vida”, mas há que torná-lo num objetivo e para isso temos de definir um período de tempo para que se concretize.
3.ENTUSIASMO- O objetivo deve estar carregado de Sentimento, de Emoção positiva, de entusiasmo. Quando sentimos entusiasmo, é libertado um neurotransmisor no nosso organismo a Dopamina. A Dopamina motiva e impulsiona o indivíduo para ação, em direção às suas metas. Todos nós gostamos de estar perto de pessoas entusiastas , certo? Vai ter uma razão para gostar de estar perto de si mesmo e as outras pessoas também. O entusiasmo contagia, fortalece a confiança, para além de enviar uma mensagem ao seu cérebro de que aquele objetivo fá-lo sentir bem, é prazeroso, é para conseguir!
4.PLANIFICAR- Como chegar ao objetivo? É importante traçar um plano de Ação. Nesta fase vamos definir quais as estratégias, quais as ações a implementar para chegar ao objetivo. Para além de definir as estratégias a implementar, deverá subdividir o objetivo em sub-metas, ou seja em objetivos mais pequeninos para criar a motivação necessária.
5.CONSISTÊNCIA- É provavelmente o passo mais importante desta série de técnicas, pois só conseguimos resultados, se as ações forem implementadas de forma consistente.De nada servirá traçar um plano de ações se estas forem implementadas esporádicamente ou não implementadas de todo.Se olharmos para os atletas de alta competição, eles treinam de forma consistente e disciplinada. Um profissional de alta competição treina, treina, treina haja o que houver e inevitavelmente os resultados aparecem!
6.RODEIE-SE DE PESSOAS QUE O AJUDEM- É importante que no nosso meio envolvente, encontremos pessoas que nos apoiem, que nos ajudem e que nos desafiem a alcançar os objetivos. Estas pessoas podem ser um bom Coach, podem ser pessoas que trabakham conosco, familiares, amigos ou até mesmo pessoas que não conhecemos pessoalmente, mas que nos inspirem pelo seu percurso de vida, pelo facto de terem alcançado os mesmos objetivos a que nos propomos.