Você faz higiene mental?

A civilização fez-nos criar hábitos saudáveis, entre eles o de tomar banho, fazendo parte da nossa higiene corporal. E no que diz respeito à mente? Você faz a sua higiene mental?

Já da época da Grécia Antiga, se conhece a importância da “mente sã e do corpo são”. No entanto, se atualmente a grande maioria das pessoas faz uma boa higiene do corpo, quando se trata da mente, o mesmo já não se pode dizer.
A higiene mental, é tão importante quanto a física. E como se faz?
Os hábitos de higiene mental, previnem várias doenças e transtornos que têm origem nos medos, na ansiedade, no stress, nas várias representações que cada um faz da realidade. Por isso é de extrema importância criarmos hábitos de higiene mental. Vou dar 7 simples passos que poderá implementar já a partir de hoje, para fazer a sua higiene mental e ter uma mente saudável e livrar-se do que eu chamo “lixo mental”: 
1. Auto-estima. Valorize as suas aptidões e capacidades. Você é um ser único, especial – Ame-se. Faça um trabalho de auto-conhecimento e reconheça aquilo que faz bem, naquilo que é bom. Tem que começar a valorizar as suas aptidões e capacidades. Para ter uma higiene mental adequada, comece por si.

2. Atitude Positiva. A realidade é o que é, e você não pode mudá-la. Mas pode mudar sim, a sua atitude perante os acontecimentos da realidade e não deixar que estes o afectem de modo negativo. Pondere se valerá a pena, dedicar tempo e energia a determinada situação, em vez de  canalizar esse tempo e energia para outras situações e/ou pessoa que agreguem mais valor e entusiasmo à sua vida.

3. Exercício físico. Pratique uma atividade física. Escolha aquela que mais lhe agrade, pode até ser, uma simples caminhada. O exercício físico provoca a libertação de endorfina, também conhecida como a hormona da felicidade. Assim, estará não só a cuidar dos seu corpo, como também da sua mente.

4. Meditação. Inicie com pequenas meditações guiadas (há imensas no Youtube) exercícios de relaxamento e respiração são muito importantes para a sua higiene mental. Estudos comprovam que a meditação ajuda a lidar com o stress diário, melhora a concentração e o relacionamento interpessoal.

5. Tríade Básica. Um descanso adequado, uma alimentação saudável e uma boa hidratação, são a tríade perfeita para enfrentar o seu dia com toda a energia necessária. Durma bem (saiba qual o número de horas de sono ideal para si, uma vez que varia de pessoa para pessoa). Coma moderadamente, sem exageros,de forma saudável e beba água. Sabia que a água é uma fonte de energia poderosíssima? Quando se sentir cansado, experimente beber bastante água.

6. Relações Sociais. Rodeie-se de pessoas com boa energia, que o apoiem, que gostem de si, mas que também saibam desafiá-lo quando é preciso, pois é no desafio que se cresce. Esteja com pessoas com as quais possa partilhar objetivos, sonhos, ideias inspiradoras. Pessoas que o inspirem, com quem possa interagir e ajudarem-se mutuamente. Lembre-se, viver é dar e receber.

7. Gratidão. Sinta-se grato pelas boas coisas boas que lhe acontecem na vida, pelas pessoas que fazem parte da sua vida, pelos sucessos que tem. Não têm de ser “mega” acontecimentos, agradeça por pequenas coisas. Valorize o que tem.
Tenho um desafio para si: No final de cada dia faça uma lista de pelo menos 5 coisas pelas quais se sente grato nesse dia. Sinta a emoção da gratidão. É libertador. Ao fazer este exercício pelo menos durante 30 dias, vai ver que a quantidade de coisas, pelas quais se sente grato na sua vida, vai aumentando cada vez mais. Experimente. Se quiser, partilhe comigo, vou gostar de saber!

A autoconfiança é imprescindível para se tornar o líder da sua vida. Se ainda não tem as 5 Técnicas infalíveis para se tornar um Líder mais Auto-confiante Clique aqui. É gratuito!

Gostou do artigo? Deixe aqui o seu comentário.

Quer comentar? Faça-o aqui