8 Dicas para o Sucesso num Relacionamento

 Imagem

O Sucesso num relacionamento é construído a dois, dia após dia. Não existem fórmulas mágicas para um bom relacionamento, esse caminho tem de ser descoberto pelo casal. É um caminho de descoberta fantástico e tem de ser feito a dois. A paixão define o ponto de partida desse caminho, dando lugar ao Amor, cimentando a base para tudo o resto, pois com o Amor vem a Amizade, o Carinho, o Respeito, o Companheirismo. E como gerir todos estes sentimentos?

Deixo-vos aqui algumas dicas que certamente poderão ajudar na construção de um sólido relacionamento. Lembre-se, como tudo o que se quer alcançar na vida, há que haver um compromisso, um empenho na relação para que esta lhe traga sensações de felicidade e bem estar.

1ª DICA – Autoestima – O primeiro passo para ser amado, é amar-se. Após algum tempo de relacionamento com a mesma pessoa, a juntar-se a rotina, filhos, ritmo acelerado no trabalho, stress, etc, acontece com frequência o descuido pessoal. Cuide da sua saúde, da sua beleza, de si. Ofereça-se presentes: uma massagem, uma roupa nova, um penteado diferente, crie hábitos saudáveis. Mime-se, ame-se! Trabalhe a sua autoconfiança.

2ªDICA – Companheirismo – É estar presente. Acompanhar em situações que não são as suas favoritas, mas que até podem vir a tornar-se (bastando predispor-se a aprender) por respeito e carinho. O companheirismo traz cumplicidade, basta um olhar, um gesto para que o casal se entenda e nem é preciso pronunciarem qualquer palavra. Um Amor Companheiro é aquele que Admira e defende o outro.

3ªDICA – Diálogo – Reserve tempo de casal para expressar sentimentos e ouvir o outro, numa escuta ativa. Crie oportunidade e espaço para a conversa. O silêncio pode ser o pior inimigo numa relação. Fale de uma forma clara e gentil, não em tom de crítica e saiba elogiar. Aceite os defeitos sem guardar mágoa e ressentimento.

4ªDICA – Respeito – Seja tolerante com os erros do outro, aprenda a aceitar  as diferenças. É com os erros que crescemos e dá-se a Aprendizagem. Faz parte do crescimento, é necessário que se erre para se evoluir. Descubram o fascínio de superar e evoluir a dois. Respeitar a opinião e as escolhas do outro é fundamental. Se o respeito mútuo acaba, o relacionamento torna-se mais difícil, conduzindo muitas vezes à rutura.

5ªDICA – Contato Físico-  Um toque, um carinho, um beijo, um abraço, são vitais para garantir a troca de energia e manter o clima de romance e a sensação de “presença emocional”. Se o seu par é cinestésico (pessoa que se comunica pela ação corporal, toque físico) o toque é fundamental.

6ªDICA – Liberdade –  Um relacionamento não significa prisão. Permaneça livre e independente. Ceder é importante, mas não quer dizer que se anule! Mantenha a sua identidade e respeite a do outro. Mantenha a sua profissão, a sua família, os seus amigos. O Desafio está em conciliar tudo isto com a vida a dois! Descubra!

7ªDICA – Mudança: Mude a forma de fazer as coisas do dia a dia. Acrescente novidade, por mais pequenina que seja. Basta às vezes um pequenino detalhe diferente para alterar completamente o resultado e dar um toque mais colorido à relação, seja criativo(a). Experimente coisas novas, novos lugares,novas atividades, novos amigos.Façam cursos, workshops juntos ou individualmente. Presentes e mimos fora das datas especiais também são bem vindos! Não espere só pela data do aniversário ou do dia de S. Valentim! Surpreenda!

8ªDICA – SEXO: Além do carinho, a vida sexual também precisa de cuidados para não aparecer um dos piores inimigos de um relacionamento a “Rotina”.A falta de sexo pode ser tão prejudicial no relacionamento quanto uma rotina sexual sem novidade. E trazer novidade para os momentos de intimidade é uma ação conjunta! Não vale ficar à espera que o outro tome a iniciativa!


    Fale comigo. Gostaria de saber o seu comentário acerca do que leu neste artigo.