Assertividade – 5 Dicas para ser mais assertivo

 Imagem

Começando pelas várias definições , começo por dizer que a palavra Assertividade deriva de “asserto”, que significa uma proposição decisiva. Uma pessoa que demonstra assertividade é autoconfiante, não tem dificuldade em expressar a sua opinião.
Assertividade é uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, ou seja, não fica “em cima do muro”. Uma pessoa assertiva afirma o seu eu e a sua autoestima, demonstra segurança e sabe o que quer e qual o alvo que pretende alcançar.
Normalmente a assertividade está relacionada com o pensamento positivo e pro-atividade, alguém que assume as rédeas da sua vida. Todos nós gostaríamos de comunicar de uma forma assertiva.
Uma pessoa que comunica com assertividade tem a capacidade de comunicar e agir de forma correta, sincera e objetiva, levando em consideração o entendimento do impacto que essa ação assertiva tem sobre o outro. Pode ser muitas vezes confundida com agressividade, sendo esta última caracterizada por ser impulsiva sem levar em consideração os seus efeitos no outro. 
Deixo aqui 5 dicas muito simples para melhorar a nossa forma de comunicar assertivamente connosco e com os outros:

5 DICAS PARA SER MAIS ASSERTIVO:

1. AUTO-CONHECIMENTO – o primeiro passo para agir de forma mais assertiva é conhecer exatamente a sua forma de lidar com as situações do dia-a-dia. Por exemplo qual é a sua reação diante de um determinado problema/desafio?

2. SEJA PRÓ-ATIVO – agir com assertividade significa tomar uma posição objetiva sobre determinada situação que acontece.

3. SEJA SINCERO – é fundamental agir com honestidade para consigo mesmo. Há pessoas que dizem sim, somente para agradar os outros e vivem frustradas. Seja honesto com os seus sentimentos, desejos e vontades. Tenha apenas atenção para agir de uma forma que não seja confundido com falta de educação.

4. SEJA DIRETO – “não ande às voltas”, não deixe para depois, faça agora. Assertividade é ir direto ao ponto, à essência do problema de modo claro e objetivo.

5. PENSE ANTES DE AGIR – a distinção entre a assertividade e agressividade é a capacidade de pensar antes de agir. Para isso, é necessário um forte controle emocional, pense, analise e aja. Faça o seguinte exercício: anote num caderno diariamente situações nas quais você se descontrolou e aquelas em que evitou completamente para não ter que enfrentar a necessidade de agir assertivamente. Seja honesto consigo mesmo, e também persistente.

Gostaria de saber a sua opinião. Qual sua dica para ser mais assertivo? Qual a maior dificuldade que você encontra para ser mais assertivo? 


    Fale comigo. Gostaria de saber o seu comentário acerca do que leu neste artigo.