- É ativado o sistema de recompensa do cérebro através da libertação de uma substância a DOPAMINA, responsável pela sensação de prazer.
- Por outra via neural, a glândula pituitária estimula o hipotálamo a produzir e libertar a OCITOCINA na corrente sanguínea, o que provoca a redução de ansiedade, do medo, da angústia e da raiva, estimulando a tranquilidade e o afecto. As pesquisas mostram ainda que as pessoas que praticam diariamente a gratidão são mais optimistas, satisfeitas com a vida e têm uma maior vitalidade.
O seu cérebro só consegue desenvolver um tipo de sentimento de cada vez, por isso é impossível sentir-se feliz e infeliz ao mesmo tempo. Isto dá-lhe a possibilidade de escolher qual o sentimento que quer sentir. Você tem sempre o poder da escolha – entre sentir-se feliz ou sentir-se infeliz, qual é o sentimento que escolhe? Ocupe o seu cérebro com a Gratidão e tenha como resultado a tranquilidade, o equilíbrio necessário para superar os obstáculos que a vida naturalmente lhe impõe, olhando para tudo à sua volta com positividade e leveza, alcançando assim o que quer com mais facilidade e menos stress. As pessoas gratas, conseguem com facilidade ver o lado bom de todos os acontecimentos, pois existe sempre algo a aprender em qualquer acontecimento, sejam eles bom ou menos bons – perante um acontecimento menos bom, faça a si mesmo a seguinte pergunta: qual a aprendizagem que eu posso tirar daqui? Há sempre uma aprendizagem, cabe-lhe a si descobrir qual.
O sentimento da Gratidão tem um poder exponencial, pois quanto mais se agradece, mais motivos irão surgir na sua vida pelos quais se sente grato.
Há uns meses atrás estava a trabalhar a autoconfiança com uma cliente, e um dos exercícios que propus foi listar coisas na sua vida pelas quais se sentia grata. A resposta imediata da cliente foi, que não tinha nada na vida pela qual se sentisse grata. Insisti: Nada? Qual a pequenina coisa tem hoje na sua vida pela qual pode agradecer? Após algum tempo de reflexão, começaram a surgir imensas coisas e a lista terminou nessa sessão com 47 itens. Esta minha cliente trabalhava como supervisora numa loja e odiava o seu emprego, depois de algumas sessões a trabalhar a Gratidão, a fazer os exercícios diários, ela começou a acreditar em si mesma a apostar nos seus sonhos e alinhar as suas ações com os seus objetivos. Em vez de reclamar diariamente passou a agradecer pelo facto daquele emprego lhe dar a possibilidade de ter uma casa e poder pagar as suas contas, passou a agradecer o facto de estar a trabalhar enquanto algumas pessoas estão desempregadas. A sua energia mudou e começou a agir em busca de um novo desafio profissional. Actualmente é empreendedora, trabalha num negócio próprio na área da restauração.
Todos os dias eu faço a minha lista da Gratidão, normalmente à noite antes de adormecer eu agradeço pelo trabalho que tenho, pela minha família, pelas pessoas fantásticas que tenho a oportunidade de conhecer, pelos meus amigos, pela minha casa, pelo dinheiro que ganho, pelos meus clientes e a lista tem vindo a aumentar, pois quanto mais agradeço, mais motivos tenho para agradecer.
Tenho um desafio para si! Durante 21 dias faça o seu diário da Gratidão; liste 10 coisas pelas quais se sente grato na sua vida. Se no início não conseguir 10 (garanto-lhe que tem muito mais) comece com 5. Vai ficar surpreendido com as transformações que irão ocorrer! Depois conte-me tudo, vou adorar saber as suas transformações. Deixe os seus comentários em baixo, ou na minha página do facebook: https://www.facebook.com/coachingsandrafelix/
|