Vítima ou Líder? Qual o papel que escolhe na sua vida?

Imagem

ada vez mais as coisas mudam rapidamente na nossa vida, nada é contínuo, o mundo gira, tudo está em movimento. Ora temos momentos de felicidade, ora temos momentos menos felizes. 
No momento em que surgem problemas, ou desafios (como eu prefiro chamar) existem diversos modos de atuação para os ultrapassar. Há que fazer escolhas. E muito importante, escolhe ser a vítima ou líder?
Ao escolher ser a Vítima, é muito confortável : é fácil culpar o outro, os filho, os pais, o marido a mulher, o chefe por todo o mal que nos acontece. É confortável atirar as responsabilidades para o país, para o governo, para a crise. É tão simples e cómodo dizer que somos apenas vítimas da situação ou acontecimento e que nada podemos fazer acerca disso, não é? Não importa a quem ou a quê atiramos as culpas, o importante é que a responsabilidade não recaia sobre a nossa “pobre” pessoa!
Este tipo de atitude, além de demonstrar medo, retira completamente da nossa responsabilidade o poder que temos em criar uma nova realidade e por outro lado dá poder ao evento ou às pessoas  que acreditamos terem a culpa.

Caso escolhamos  assumir o papel de líder da nossa vida, a responsabilidade da atitude que tomamos perante os acontecimentos, ou ações das outras pessoas é inteiramente nossa, temos a responsabilidade sobre a nossa vida. O modo como pensamos, como agimos face ao que acontece em nosso redor é inteiramente da nossa responsabilidade, o que denota coragem. Nesta opção o poder está nas nossas mãos, não nos vitimizamos. Ao mudarmos as nossas ações, os nossos pensamentos, as nossas atitudes, mudamos a realidade.

Tenho um Desafio para si, nos próximos dias, faça uma análise introspetiva: como é que se está a comportar face às várias situações da sua vida? Está a agir como vítima ou como líder?
Trabalhe a sua atitude de líder, assuma as rédeas da sua vida, acredite que tem todo o poder dentro de si que pode mudar qualquer situação, bastando alterar a forma de agir sobre essa situação. Às vezes a vida presenteia-nos com aprendizagens que necessitamos de ter para o nosso crescimento, situações que à primeira vista pensamos serem terríveis, revelam-se serem o início de um sucesso. Como por exemplo, ficar sem emprego, pode estar aí a oportunidade para criar o seu próprio trabalho, e até fazer aquilo que sempre sonhou. Trabalhar no que gosta, seguir o seu Sonho. Tudo depende dos seus pensamentos, da sua atitude, da sua forma de agir perante o acontecimento. “Se a vida lhe oferecer limões, que tal fazer uma limonada?”



Quer ter aquela confiança que sempre desejou? Receba gratuitamente 5 Técnicas infalíveis para se tornar mais Auto-Confiante! Basta clicar aqui 

    Para receber a newsletter e todas as novidades deixe os seus dados em baixo: