Que tal fazermos uma ANÁLISE SWOT Pessoal?

 Imagem

O que é uma Análise Swot?Este  tipo de análise é feita normalmente pelo Marketing nas empresas. Trata-se de uma estratégia  muito eficiente de identificar os pontos fortes e os pontos fracos ou seja:
S- Strenghts (forças)

W – Weaknesses(fraquezas)

O – Opportunities(oportunidades)

T – Threats (Ameaças)

E se usarmos esta ferramenta em benefício próprio? Como poderia ser feita uma “análise SWOT pessoal”

De acordo com Philip Kotler (conceituado especialista na área do Marketing) “não existe produto maduro sem oportunidades, mas sim gerentes sem imaginação” podemos aproveitar a idéia e dizer que não existe um profissional sem oportunidades, mas sim uma falta de visão na carreira.

Levando em consideração que cada um é responsável pela sua própria carreira e que quando a mesma é bem gerida, o sentimento de realização e de autonomia são maiores,é preciso saber quando nos devemos atualizar e mentalizarmo-nos para as mudanças que estão sempre a acontecer.É preciso ter autoconfiança, independentemente da dimensão da organização na qual nos encontramos, para saber onde estamos e onde, afinal, queremos chegar dentro de algum tempo, levando em conta determinadas  forças macroambientais (económicas, socioculturais, tecnológicas, mercado) e agentes microambientais, ao nível individual (formação, experiência, cultura, capacidade de aprender, personalidade, aspectos financeiros). Claro, que se a vida é de cada um, o mesmo se poderá dizer da  carreira profissional em tempos de pensamentos, ideais e inspirações.

Para facilitar a analogia, é importante saber que o objetivo da “análise SWOT”, dentro do planeamento estratégico, é apresentar um panorama completo não só do próprio negócio em si, mas também da concorrência e do ambiente de mercado já inserido ou no qual se pretende inserir. Este snapshot tirado do ambiente de negócio como um todo, uma visão do terreno onde se encontra a empresa, serve de apoio para que as fraquezas da mesma sejam minimizadas e os pontos forte maximizados, através de uma estratégia que contemple, em simultâneo as oportunidades de mercado e o que de melhor a empresa poderá fazer para aproveitá-las, sejam elas os pontos fracos de outros atores ou mesmo as brechas deixadas por esses. Da mesma forma , uma “análise SWOT pessoal” poderá mostrar um panorama das nossas qualificações e do momento profissional que atravessamos, com os mesmos pontos fortes e fracos. A partir daí, descobriremos quais as nossas competências e conhecimentos que permitirão desbravar novos rumos na carreira e, por outro lado, quais competências e conhecimentos necessários para desenvolver e acompanhar as mudanças atuais.

Em síntese, as questões levantadas por uma “análise SWOT” para a vida profissional seriam as seguintes:

STRENGTHS/FORÇAS:

Quais são as suas vantagens como profissional? O que é que você faz de melhor? O que é que o mercado, a sua empresa, os seus colegas percebem como sendo a sua maior força? Qual o seu grau de esclarecimento e informação sobre o mundo à sua volta? Veja o que o leva a ter maior diferenciação em relação aos  seus concorrentes no mercado de trabalho.

WEAKNESSES/FRAQUEZAS:

Identifique as áreas em que haja maior conflito: quais os  aspectos que pode melhorar? Que tipo de tarefa ou função ainda não faz satisfatoriamente? O que deve ser evitado? Existem queixas do seu superior direto? O que ainda não foi cumprido por si? O que ainda não está a ser comprendido por si na sua área de atuação?

OPPORTUNITIES/OPORTUNIDADES:

Esforce-se para descobrir na sua área de competência as forças que possui e que não estão a ser bem utilizadas: existe alguma tendência de mercado que pode ser vista como “rampa de lançamento” para si? Existe alguma área na qual pode investir e prestar um bom serviço ou oferecer um bom trabalho, mas onde nunca esteve antes? Quais as verdadeiras oportunidades à vista no mercado de trabalho atual? Analise a situação e pense. Leia e estude muito. Atualize-se. Mantenha o contato com os seus colegas próximos e com aqueles que formam o seu networking.

THREATS/AMEAÇAS:

Observe o mundo exterior. Seja também um pouco introspectivo para entender o que pode ser prejudicial à sua carreira. Que obstáculos existem pela frente? O que é que os demais profissionais estão a fazer? Alguma nova tecnologia tem a ver com seu trabalho atual? As competências necessárias para a sua área de atuação estão a sofrer alterações? Tem algum tipo de problema financeiro, de desenvolvimento ou outro não identificado? Sente que, de uma forma geral, os demais profissionais, os seus concorrentes no mercado, estão a fortalecerem-se ou existem outros fatores impeditivos de ter sucesso na carreira?

Assim, respondendo em consciência e analisando a nossa realidade  pessoal e profissional, podemos traçar o perfil que desejamos para a nossa carreira e definir quais os rumos a seguir a partir daí. Pode ser até que já o façamos de outras maneiras, sem que se queira apelidar de  “SWOT”  mas há que se ter em mente três palavras quando tratamos de carreira: reflexão, planeamento e Ação. Três simples palavras e uma mesma forma de encontrar o caminho.



Quer ter aquela confiança que sempre desejou? Receba gratuitamente 5 Técnicas infalíveis para se tornar mais Auto-Confiante! Basta clicar aqui ​

    A sua opinião é muito importante. Diga-nos o que achou do artigo.

Quer comentar? Faça-o aqui