Procrastinação, o que é? Como vencê-la?

Esta palavra vem do latim procrastinatuspro (à frente) e crastinus (de amanhã).Utilizando a definição da Wikipédia, “procrastinação  é o diferimento ou adiamento de uma ação”. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em  stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com a suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações.”
Todos nós temos momentos em que empurramos com a barriga alguma coisa que tinha de ser feita há algum tempo, ou então começar a fazer outra coisa em substituição do que tinha de ser feito ou ainda começar algo e nunca mais terminar.Verdade? Deixo-vos aqui algumas dicas para vencer a procrastinação:

1. Segmente o tempo em pequenos períodos
Quando tem múltiplas tarefas para realizar, a tendência é aumentar o prazo de cada uma delas.Ora sabendo que tem um prazo limite mais alargado, só se vai preocupar quando estiver mesmo em cima do deadline. Assim se for estabelecendo períodos mais pequenos para realizar determinada tarefa, sentir-se-á obrigado(a) a concluí-la o quanto antes.
2. Seja rigoroso nos prazos estabelecidos
Defina as tarefas que irá realizar durante o dia e quanto tempo poderá dedicar a cada uma delas. Estabeleça horários para finalizá-las.
3.Crie tarefas desafiadoras e ao mesmo tempo utilize o bom senso
Embora as tarefas devam conter desafio, elemento crucial para suscitar entusiasmo e manter o interesse no trabalho, pode acontecer, caso sejam demasiado desafiadoras com “hipermega” objetivos ter o efeito contrário e acabar por ser desmotivador. Assim há que encontrar um ponto de equilíbrio, entre os objetivos alcançáveis e o desafio criado.
4. Mude de ambiente
Às vezes o lugar onde estamos a trabalhar torna-se aborrecido. Caso se sinta cansado na sua mesa de trabalho, mude de ambiente, troque de lugar, coloque-se de pé, respire fundo, beba água e caso a tarefa permita trabalhe ao ar livre.
5.Passe mais tempo com pessoas que não procrastinam
Procure sair e divertir-se com pessoas que o(a) inspiram face à questão da procrastinação. Além de passar bons momentos com pessoas novas, pode sempre aprender pequenas dicas para deixar de procrastinar. 
6.Partilhe os seus objetivos
Quando os seus amigos e ou familiares têm conhecimento dos seus projetos têm tendência a perguntar por eles. Isso é ótimo, funciona como uma pressão indireta, pois vai querer levar o projeto adiante para que ter o que contar da próxima vez que o(a) questionarem sobre o assunto.
7. Elimine as distrações
Faça uma lista de tudo aquilo que o(a) distrai das suas obrigações e procure afastar-se disso. Se costuma perder uma hora no Facebook, ou quaisquer outras redes sociais antes de começar a trabalhar, imponha a si próprio(a) o objetivo de só aceder às mesmas apenas quando todas as suas obrigações já estiverem concluídas. Se se mantiver longe de tudo que o afaste do seu foco é mais fácil manter-se atento aquilo que precisa ser realmente feito, para além de funcionar também como recompensa após terminar a tarefa.
8. Pense no Resultado Final
Quando sentir que está a perder o interesse no que está a fazer, procure os pontos positivos, imagine as boas consequências que esse projeto terá para si. Assim trabalha de modo a sentir-se incentivado a chegar ao resultado final para apreciar as consequências.
9. autovalorize-se
Reconheça que o seu trabalho tem valor, saiba de que maneira você é importante para o projeto e celebre. Autorecompense-se quando os objetivos forem alcançados. Manter-se focado no mesmo projeto pode ser cansativo, mas ao saber o seu valor, é altamente motivador terminá-lo.
10. Faça novo planeamento
Ninguém acerta tudo à primeira! Quando percebe que o seu projeto está a ir por um caminho diferente do que esperava, em vez de deixá-lo de lado respire fundo, concentre-se, estude o que está menos bem, avalie o que está certo e planeie novamente. Só assim consegue manter o interesse no que está a fazer.
11. Não espere pelo momento certo
Não existe um momento certo para iniciar um projeto ou tarefa. Se estiver sempre à espera desse momento perfeito, muito provavelmente não vai saber reconhecê-lo. Em vez de se enganar a si próprio(a),avance e resolva com coragem o que necessita de ser resolvido.

Quer comentar? Faça-o aqui