Mas afinal o que são Competências Core?
Este termo foi referido pela primeira vez em 1990, num artigo da Harvard Business Review, em 1990, assinado por C. K. Prahalad e Gary Hamel, e significa a principal competência da sua empresa. Aquela competência chave que tem um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento da empresa, que a torna única e diferente.
Como fazer para definir a Competências Core?
Quando pergunto aos meus clientes empresários ou líderes de equipas, qual é a competência core da Empresa? Há normalmente, uma certa dificuldade em responder. Este facto prende-se com a falta de conhecimento profundo da organização e quais os seus pontos fortes e quais os seus pontos fracos. De acordo com Prahalad e Hamel, para definir as Competências Core de uma organização, existem 3 pontos essenciais a ter em conta:
1.Oferecer benefícios aos clientes, como uma experiência
diferenciada;
2. Ser difícil de copiar;
3.Ter acesso a diferentes mercados.
Podemos ainda classificar as Competências Core como Sustentáveis (características de longo prazo) ou Transitórias (características que sofrem alterações num curto espaço de tempo e de acordo com as tendências do mercado de atuação).
Uma poderosa ajuda na definição da Competência Core, poderá estar na observação da Missão, Visão e Valores da empresa, pois normalmente são nestes vectores que assenta a Cultura Organizacional da Empresa, que serve de bússola orientadora das ações do respetivo negócio.
É Possível ter várias Competências Core?
Esta é também uma pergunta que os meus clientes me fazem com frequência. É possível, sim. No entanto eu sugiro que o foco esteja apenas numa característica chave, para não haver dispersão. Uma empresa dever ter uma especialidade, ser realmente boa numa coisa, ser reconhecida no mercado como especialista em fazer hamburgers, por exemplo. Dificilmente esta organização se diferencia no mercado porque é boa a fazer hamburgers, é boa a fazer feijoada, é boa a fazer arroz de marisco e é boa a fazer pizzas, certo?
Depois de definir a Competência Core da empresa, o empresário ou líder deverá analisar o seu posicionamento no mercado e criar um plano estratégico de Ação. Trabalhar no que diferencia a empresa da concorrência, de forma correta irá gerar novas oportunidades de crescimento. Este trabalho deverá também ser analisado periodicamente, com vista à verificação dos resultados (se estão a ser ou não alcançados).
Encontrar o factor diferenciador do seu negócio é fundamental num mercado cada vez mais competitivo, pois poderá ser a chave para a Fidelização de Clientes.
Já identificou a Competência Core da sua empresa? Partilhe as suas dúvidas connosco AQUI.