Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento.” Albert Einstein
A palavra criatividade tem origem no latim creare e significa gerar, formar, produzir, fazer aparecer, inventar. Será que para ser criativo é necessário conhecimento? Que quantidade de conhecimento necessitamos para criar? E para inovar? Todos nós, seres humanos, possuímos os recursos dos quais necessitamos, incluindo os da criatividade. A criatividade é um talento natural em todos nós. George Land, no seu livro “Ponto de Ruptura e Transformação” confirma isso mesmo, através de uma pesquisa por si efetuada, nos Estados Unidos. O que acontece é que ao longo da vida, devido a crenças,experiências de vida, educação, formação, etc, vamos perdendo a nossa capacidade de criar, de inovar,de imaginar e às vezes até de sonhar.
Em criança somos mais criativos,não por possuirmos “um dom”, mas porque as crenças nessa fase, sobre nós próprios (auto-julgamento) ou sobre os que os outros poderão julgar em relação a nós, são praticamente inexistentes. Deste modo estamos muito mais livres para criar, para soltar a imaginação, o que contribui para um elevado exponencial de criatividade. Chegando à fase adulta e dependendo do contexto socio-económico, e cultural, podemos ser altamente influenciados por crenças limitadoras.Mas a boa notícia é que a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e treinada. Como é que isso se faz? A criatividade pode ser estimulada pela necessidade de criar algo diferente ou pela vontade de desenvolver um novo conceito para algo que já existe. A habilidade de ser criativo impulsiona-nos a crescer e inovar. O Coaching é um excelente processo que poderá ajudar a redescobrir o seu lado criativo.Deixo aqui algumas dicas para estimular a criatividade:
Para aumentar a criatividade precisa de estímulos. Deve procurar lugares estimulantes, inspiradores que levem à reflexão, trata-se de uma forma comprovada de aumentar a sua criatividade. Em lugares diferentes, a sua mente irá absorver sinais,cheiros, imagens e outras particularidades do ambiente fora do seu contexto habitual.
Descubra o que está a sabotar a sua criatividade. Trace um plano de ação. Faça uma lista de ideias (óbvias, criativas e inovadoras) encontre novas soluções para os desafios do dia a dia de forma diferente. Procure divertir-se mais, rir mais, ler artigos inspiradores e focar-se mais nas soluções e menos nos problemas.
Veja sob outras perspectivas Uma atividade simples mas que pode trazer resultados extraordinários, é olhar os acontecimentos de um outro ângulo e descobrir o que deve ser melhorado.
Não tenha medo de errar Todos somos indivíduos criativos e devemos arriscar. Use as ferramentas do coaching e toda a sua criatividade para ir mais além em busca dos seus objetivos, sem recear o desconhecido ou o fracasso. O medo bloqueia as ideias criativas.
Saia da caixa Para ser criativo é necessário trilhar um caminho diferente daquele que a maioria trilha. A criatividade exige que você vá para além do que as pessoas pensam e vêem. Abandonando as ideias batidas e os clichês.Tem de pensar em algo novo – surpeender-se e surpreender.
Uma pessoa criativa alarga os seus horizontes, correndo atrás de novos desafios, enfrentando o medo ou como diz Tony Robbins “dançando com o medo”, amplia a sua visão e adota uma nova atitude perante os acontecimentos.
Tenha Boas Ideias, mas acima de tudo torne-as reais – Aja!
Quer ter aquela confiança que sempre desejou? Receba gratuitamente 5 Técnicas infalíveis para se tornar mais Auto-Confiante! Basta Clicar aqui