Conto Chinês

O que de bom se pode tirar da Imperfeição?

Picture

Uma velha senhora chinesa tinha 2 grandes vasilhames, cada um suspenso na extremidade de uma vara que ela carregava nas costas. Um dos vasilhames estava rachado e o outro estava perfeito. Este último estava sempre cheio de água durante todo o percurso desde a fonte até a casa, enquanto o rachado chegava meio vazio.
Por muito tempo, a senhora chegava a casa com apenas um vasilhame e meio de água.

Claro que o vasilhame perfeito se sentia muito orgulhoso do seu resultado, enquanto que o vasilhame rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir apenas fazer metade daquilo que deveria fazer. Depois de 2 anos a reflectir sobre a sua amarga derrota, falou com a senhora durante o percurso:
“Tenho vergonha de mim mesmo, porque este defeito que eu tenho faz perder metade da água no caminho até casa…”  A velhinha sorriu e disse:
“Já reparaste nas lindas flores que estão no caminho, só do teu lado? Eu sempre soube do teu defeito e por isso plantei sementes de flores à beira da estrada do teu lado, assim todos os dias, quando nós voltamos, tu rega-las. Durante todo este tempo, pude colher aquelas lindíssimas flores para enfeitar a mesa da minha casa. Se não fosses como és, eu não teria tido aquelas maravilhas em minha casa.”
Cada um de nós tem o seu próprio defeito. Mas esse defeito é o que faz com que a nossa convivência seja interessante e gratificante, basta aceitarmos cada um pelo que é e descobrir o que de bom aí existe.


Quer ter aquela confiança que sempre desejou? Receba gratuitamente 5 Técnicas infalíveis para se tornar mais Auto-Confiante! Basta clicar aqui 


    Para receber a newsletter e todas as novidades deixe os seus dados em baixo: