No momento em que surgem problemas, ou desafios (como eu prefiro chamar) existem diversos modos de atuação para os ultrapassar. Há que fazer escolhas. E muito importante, escolhe ser a vítima ou líder?
Ao escolher ser a Vítima, é muito confortável : é fácil culpar o outro, os filho, os pais, o marido a mulher, o chefe por todo o mal que nos acontece. É confortável atirar as responsabilidades para o país, para o governo, para a crise. É tão simples e cómodo dizer que somos apenas vítimas da situação ou acontecimento e que nada podemos fazer acerca disso, não é? Não importa a quem ou a quê atiramos as culpas, o importante é que a responsabilidade não recaia sobre a nossa “pobre” pessoa!
Este tipo de atitude, além de demonstrar medo, retira completamente da nossa responsabilidade o poder que temos em criar uma nova realidade e por outro lado dá poder ao evento ou às pessoas que acreditamos terem a culpa.
Caso escolhamos assumir o papel de líder da nossa vida, a responsabilidade da atitude que tomamos perante os acontecimentos, ou ações das outras pessoas é inteiramente nossa, temos a responsabilidade sobre a nossa vida. O modo como pensamos, como agimos face ao que acontece em nosso redor é inteiramente da nossa responsabilidade, o que denota coragem. Nesta opção o poder está nas nossas mãos, não nos vitimizamos. Ao mudarmos as nossas ações, os nossos pensamentos, as nossas atitudes, mudamos a realidade.
Tenho um Desafio para si, nos próximos dias, faça uma análise introspetiva: como é que se está a comportar face às várias situações da sua vida? Está a agir como vítima ou como líder?
Trabalhe a sua atitude de líder, assuma as rédeas da sua vida, acredite que tem todo o poder dentro de si que pode mudar qualquer situação, bastando alterar a forma de agir sobre essa situação. Às vezes a vida presenteia-nos com aprendizagens que necessitamos de ter para o nosso crescimento, situações que à primeira vista pensamos serem terríveis, revelam-se serem o início de um sucesso. Como por exemplo, ficar sem emprego, pode estar aí a oportunidade para criar o seu próprio trabalho, e até fazer aquilo que sempre sonhou. Trabalhar no que gosta, seguir o seu Sonho. Tudo depende dos seus pensamentos, da sua atitude, da sua forma de agir perante o acontecimento. “Se a vida lhe oferecer limões, que tal fazer uma limonada?”