Como lidar com as críticas destrutivas do seu Chefe?

Ao longo do seu percurso profissional, é necessário por vezes expor os seus resultados e submetê-los à apreciação e análise de outras pessoas, sejam elas a chefia, colegas, clientes e/ou fornecedores. Comentários positivos ou negativos irão surgir, então prepare-se!
Os comentários positivos agregam valor ao seu trabalho, são capazes de colocar aquele brilho especial nos seus olhos e por consequência corrigir as “não conformidades”. É aqui que entra a arte de saber receber uma crítica.  Em tempos, eu lidava muito mal com a crítica, sobretudo a destrutiva, levava sempre para o plano pessoal, e o facto de alguém apontar os meus erros, as minhas fragilidades, tinha em mim um efeito destruidor. Hoje, depois de algum treino a aplicar as técnicas que falo aqui, consigo retirar dessas críticas “destrutivas” o que faz sentido para mim, integrá-las e deixar ir o que não faz qualquer sentido para mim, sem levar para o plano pessoal. Consigo até sentir-me grata pelo facto de ter recebido aquela crítica, pois pude colocar-me numa outra perspectiva e interrogar-me sobre o que é que aquela crítica me poderá ensinar? Lembre-se que a forma como alguém nos trata diz algo sobre essa pessoa e forma reagimos diz algo sobre nós!
A maioria das pessoas não sabe como fazer uma crítica. Ou são completamente destrutivos ou fazem-na por “cima da rama”, sem conseguir ir diretamente ao foco da questão. Quando se faz uma crítica, esta deve ter sempre como objetivo o melhoramento de algo. E existe técnica para se fazer uma crítica construtiva, mas isso é tema para o próximo artigo, não perca!
Focando-nos no tema deste artigo, quando alguém se posiciona como crítico destrutivo (inconscientemente ou não) assume uma atitude em que a sua satisfação pessoal é mais importante do que a cooperação com o trabalho em questão. De entre as várias possibilidades, a sua crítica destrutiva pode ser somente o reflexo dos seus próprios problemas e não da pessoa que está a ser criticada. Normalmente, uma pessoa com este tipo de personalidade precisa de se auto-afirmar, adora provocar o caos sem um propósito, simplesmente para alimentar o seu próprio ego.
Assim, e para saber como lidar perante as críticas destrutivas, apresento 3 Estratégias que tenho vindo a aplicar em mim com sucesso, e que você poderá também utilizá-las:

1.Conte até 10 – Controle as emoções. 
Responder a uma crítica negativa de forma inteligente pode demorar um período de tempo para pensar e refletir. Estudos da neurociência, indicam que a amígdala (estrutura cerebral implicada na manifestação de reações emocionais) é a primeira a reagir perante um estímulo externo, demorando cerca de 10 segundos a passar para a parte racional do cérebro. Por isso, convém contar até 10, para racionalizarmos o acontecimento e não reagir emocionalmente. A ponderação pode ser uma importante aliada quando se quer desarmar o autor da crítica. Embora seja importante defender os seus pontos de vista, manter a calma pode ser uma boa estratégia, principalmente se se tratam de casos mais enérgicos. É possível acumular resultados surpreendentes com esta estratégia.
 
2. Agradeça e identifique o feed-back.
Uma técnica excelente para interromper o canal da comunicação de forma elegante e evitar desgastes maiores. Integre o que fizer sentido para si, aprenda com isso e deite fora o que não lhe servir.

3. Foque-se no cerne da questão. 
Caso as críticas negativas venham acompanhadas de um discurso ofensivo – totalmente desnecessário. Ignore as ofensas, identifique o núcleo da crítica e, nas entrelinhas, passe a mensagem que você está ali para que te ajudem a agregar valor ao seu trabalho e não para ser ofendido.
 
A maioria das críticas trazem valiosas oportunidades de aprendizagem ajudando-o a minimizar os seus erros e tornando-me melhor profissional e/ou melhor pessoa,porém existem também aquelas que nada acrescentam, ao contrário, só diminuem. Concentre-se apenas naquelas em que pode aprender algo e que somam valor ao seu percurso!

Temos um presente para si! 
A autoconfiança é imprescindível para se tornar o líder da sua vida. Se ainda não tem as 5 Técnicas infalíveis para se tornar mais Auto-confiante. Clique aqui.
 

    ​A sua opinião é muito importante. Coloque-nos a sua questão e veja-a respondida no próximo artigo.